Images

Instituto Milton H. Erickson de Brasília


O Instituto Milton H. Erickson de Brasília nasceu em 2005 com o intuito de divulgar a obra de Erickson em nossa cidade. Embora suas atividades tenham começado em março, escolheu-se a data de 25 de outubro para que fosse comemoramos sua inauguração. Além dos cursos regulares de formação, o instituto também oferece cursos abertos, workshops, alem de desenvolver trabalhos de pesquisa e publicações na área da hipnose.

Para que nosso instituto nascesse, contamos com a colaboração de muitos amigos que, de uma forma ou de outra, auxiliaram em sua implantação. Dentre eles, podemos destacar os de outros institutos, com Ângela Cota (Belo Horizonte, MG), Jeffrey Zeig (Milton Erickson Foundation, Phoenix, AZ), Teresa Robles (México) e João Fachinnetti (Maceió, AL). Além deles, agradecemos ao auxílio amigo de André Monteiro e Valéria Brito (Clínica Focus, Brasília), Fernando Gonzalez Rey (PUC- Campinas) e de André Braga e Isabel Dalla Barba que também colaboraram no projeto inicial de implantação.

Dentre as atividades que desenvolvemos existem:
 
a)          Cursos Regulares de Formação, destinado a psicólogos que visem desenvolver atividades de hipnose e terapia ericksoniana. Com atividades semanais, estes cursos possuem cinco módulos – básico, intermediário, avançado e duas supervisões – e cumpre uma carga horária de 220 hs, distribuída em cinco semestres.

b)         Cursos Optativos – que podem também ser abertos para profissionais que não estejam na formação e se referem a algum tema ligado à terapia e hipnose ericksoniana.


c)          Atendimentos clínicos – de psicoterapia individual, casal e familiar.

d)      Pesquisa – que abrange duas linhas principais. Hipnose – história e epistemologia; e o uso da hipnose no controle da dor. Os artigos que surgem dessas pesquisas são enviados para publicação em revistas e periódicos indexados pela Capes.



Fundadores

Maurício S. Neubern
CRP 01-6542
Presidente do Instituto
Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília
Mestre em Psicologia Clínica
Formado pelo IMHE de Belo Horizonte e IME de Paris
Terapeuta de casais, famílias e adultos
Professor do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) 
Pesquisador voluntário PUC-Campinas

Lílian Borges Zeig
Formada pelo IMHE de Belo Horizonte
Professora Autorizada pela Milton Erickson Foundation em Phoenix, AZ, EUA
Psicóloga, terapeuta de casais e adultos

Eduardo Reis Penido
Formado pelo IMHE de Belo Horizonte
Mestre em Terapia Ericksoniana pelo Centro Ericksoniano do México
Professor autorizado pela Milton Erickson Foundation, AZ, EUA
Professor Internacional do Centro Ericksoniano do México
Terapeuta do Núcleo do Ser em Belo Horizonte, MG
Psicólogo, terapeuta de adultos, crianças, casais e famílias. 


-->



0 comentários: